Muitos consumidores e profissionais especificadores perguntam sobre os requisitos para instalar uma banheira freestanding. Por isso, explicamos de forma clara e prática como esse processo é simples e destacamos os principais cuidados para garantir uma instalação bem-sucedida.
Ao comparar as banheiras freestanding com as de embutir, percebemos vantagens significativas nas freestanding. Elas dispensam o cálculo de revestimentos específicos para fixação e eliminam a necessidade de contratar serviços especializados. Essa simplicidade torna o processo mais rápido, prático e acessível para profissionais e consumidores finais.
Com alguns cuidados simples, você instala sua banheira freestanding e aproveita toda a elegância e funcionalidade que ela oferece sem complicações.
Os cuidados essenciais com as banheiras soltas são simples: posicione corretamente o ponto de deságue no espaço e, para alguns modelos, finalize o piso com um rebaixo de alguns centímetros, se necessário, para acomodar a tubulação flexível que conecta a válvula de deságue da banheira ao encanamento.
Ao escolher sua banheira para instalar, defina o modelo e solicite o manual de instalação. Isso permite que você repasse as orientações para sua equipe antes de aplicar o revestimento ou, dependendo do modelo, realize o rebaixo posteriormente.
Não é necessário que você adquira sua banheira ou entregue ela durante a execução da sua obra, ela pode ser instalada quando o ambiente já estiver pronto.
Com o rebaixo, quando necessário, e o correto posicionamento do ponto de deságue no piso, para finalizar a instalação de uma banheira freestanding você precisará de poucas ações. Mas é importante que essas sejam feitas por duas pessoas.
Se você adquiriu um modelo vitoriano, você terá que fixar os pés e, dependendo do tipo dos pés, pode ser que precise de um tempo para secar a colagem, mas nada que exceda 48h. Em seguida, você deverá escolher entre as duas opções de acabamentos para o ralo ladrão e escoamento que acompanham a banheira. Uma mais clássica e outra mais comum e então fazer a montagem conforme orientações do manual.
Para finalizar, você deverá posicionar a banheira em seu local, de lado, e então conectar o flexível no ponto de deságue e na saída de água da banheira.
Se a sua banheira for de um modelo contemporâneo, você não precisará fixar os pés nem escolher entre os modelos de acabamento, somente montar a válvula de escoamento, conectar com o ponto de deságue e vedar a banheira no piso. E pronto! Sugerimos que você faça um teste para confirmar que não haverá vazamentos com o fluxo da água.
Para um conteúdo ainda mais completo sobre como instalar banheira, você pode ler sobre Instalação Banheira de Imersão: tudo o que você precisa saber.
Nas banheiras da DOKA, todos os materiais necessários para os procedimentos descritos acima acompanham a banheira. Você realmente só vai precisar de 2 pessoas para a movimentação das banheiras e montagem das válvulas. Depois, serão 25 anos de garantia de um banho super relaxante, sem incomodações!