BANHEIRO FUNCIONAL: ARQUITETOS DÃO DICAS PARA OTIMIZAR O CÔMODO NA HORA DA REFORMA

04/10/2019 - 03:42

Ao reformar o banheiro, muitos detalhes precisam ser levados em consideração para conquistar o ambiente desejado.

Para que não haja erro, os arquitetos Eduardo Aidar e Márcia Kamei, do escritório João Armentano, em parceria com a DOKA, apresentam um guia com várias dicas que mostram que é possível aperfeiçoar o cômodo e torná-lo muito mais funcional ao escolher os produtos, revestimentos, cores e locais de instalação dos objetos corretamente.

Sala de Banho elegante e sofisticada, com a Banheira de imersão Victoria + Albert Mozzano

Dar aquela repaginada no banheiro e deixá-lo com um ar mais moderno e sofisticado, pode não ser uma tarefa tão simples. Antes de optar por qualquer tipo de decoração e comprar os produtos, é necessário analisar o tamanho do ambiente e como é feita a instalação de cada item para que não haja erro na hora da execução.  Pensando nisso, a Doka Bath Works, em parceria com os arquitetos do escritório João Armamentano, montou um guia cheio de dicas de como transformar o cômodo em uma verdadeira sala de banho.

#1 Instalação dos móveis

De acordo com o arquiteto Eduardo Aidar, ao idealizar um banheiro a partir de um espaço já existente, é preciso analisar as interferências estruturais e de infraestrutura hidráulica que estão disponíveis no local para dar início à fase de criação. O profissional conta que cada elemento do local demanda uma necessidade e, por isso, é preciso estudar o cômodo antes de sair comprando os itens que irão ambientá-lo.

Banheira Victoria + Albert Napoli

“O melhor local de instalação do box é na parede contrária ao do aparador, pois dará maior sensação de amplitude ao local. Já para quem deseja fazer uso de uma banheira, o ideal é apostar nos modelos freestanding, pois não necessitam de grandes obras. Por isso a necessidade de estudar o local antes de começar uma obra. É preciso verificar se há espaço para transformar o banheiro de acordo com o sonho do morador”, comenta Aidar.

# 2 Paleta de cores

Em relação às cores, a arquiteta Márcia Kamei aconselha apostar no clássico preto e branco nos móveis e deixar o colorido para objetos menores de decoração. Além disso, ela destaca o uso de cores claras para deixar o ambiente clean e sereno.

Banheira de imersão Victoria+Albert Amiata – Projeto: Katleen Luizaga

 

Banheira Victoria + Albert Cabrits – Projeto Carla Felippi

 

Banheira Air Massage Viena – Projeto AB. Arquitetura

 

Banheira Victoria + Albert Ios no #projetocomdoka assinado pelo Arquiteto Diego Revollo

“O uso de mármores brancos e limestones beges entram bem nessa categoria. Caso se opte por algo mais contemporâneo, podem ser usadas pedras mais escuras ou porcelanatos que se aproximem do cinza ou cor de concreto”.

# 3 Acessórios e objetos

Acessórios como nichos de shampoo embutidos em alvenaria e toalheiros elétricos têm se tornado indispensável nas salas de banho. Além disso, os profissionais destacam o uso de pequenos vasos e até mesmo quadros nesse ambiente. Já na superfície dos aparadores, não se deve poluir com tantas informações, sempre dando o foco para a simplicidade. A ideia é escolher objetos cleans e que tragam uma funcionalidade para o local.

Banheira de imersão Victoria+Albert Slipper – Projeto: MYT Arquitetura

 

Banheira Victoria + Albert Amalfi – Projeto Mylena Bonfim

#4 Toque de luxo Banheiras

A escolha do modelo de banheira é muito importante, uma vez que existem diversos designs e estilos, como vitoriano e contemporâneo.

Banheira Victoria + Albert Ios

“A banheira é um elemento capaz de transformar a decoração do banheiro, deixando-o mais sofisticado e charmoso. Primeiramente precisamos analisar qual é a necessidade do cliente, como banhos de imersão ou hidromassagem, e o espaço que se tem para saber quais modelos se encaixam no local sem interferir na circulação dos moradores”, conta Eduardo.

Banheira Victoria + Albert Barcelona – Projeto João Armentano

 

Banheira Victoria + Albert Barcelona – Projeto Moderne Arquitetura

Para o tipo de material, o arquiteto conta que existem as banheiras fabricadas em fibra de vidro, louça e acrílico, mas que o melhor é o Quarrycast, um composto vulcânico que mantém a temperatura da água quente por mais tempo. Além disso, a chance de riscos e manchas é mínima. As banheiras da DOKA possuem essa matéria-prima na composição de seus modelos, atribuindo mais qualidade à suas peças.

Banheiras de Rocha Vulcânica – Quarrycast®