É de extrema importância fazer a manutenção diária de limpeza nas peças do seu lavabo e sala de banho. Para que os metais destes ambientes permaneçam com uma boa aparência e aumentem sua durabilidade, é preciso ter um cuidado especial com cada item.
Neste conteúdo iremos apresentar a forma correta para você limpar os seus metais e evitar que eles sofram com os desgastes do tempo.
Por termos originado em um metalúrgica, nós apresentamos uma variedade de metais de alta qualidade e com design diferenciado. São diversos modelos desenvolvidos para vestir espaços singulares. Nossa experiência de mais de 20 anos no mercado, nos permite esse respaldo para falar sobre o tema com propriedade. Nossos especialistas recomendam que a limpeza dos metais seja feita diariamente ou semanalmente, o que garantirá a remoção da sujeira, bactérias e vírus que possam estar acumulados nas superfícies, sem que as peças sejam danificadas.
Além disso, as peças de metal podem sofrer desgastes resultantes da umidade do ambiente e da gordura do corpo que se acumulam sobre eles. A limpeza frequente irá manter o brilho delas. Mas antes de tudo, é preciso ressaltar que existem diversos acabamentos de metais e que cada um deles possui uma forma específica indicada para a limpeza, pois o processo de pintura acontece de maneira distinta. Sendo assim, o que serve para um pode ser prejudicial para o outro.
Os metais com acabamento fosco são os mais fáceis de cuidar, pois neste tipo de acabamento as manchas não aparecem tão facilmente e água e sabão neutro resolvem quase tudo. Mas mesmo que esses produtos sejam suficientes, é necessário sempre utilizar uma flanela. É preciso ter o cuidado de não riscar a pintura, pois os riscos ficam bem evidentes.
Basta não utilizar materiais abrasivos como a parte áspera da esponja, esponja de aço ou escova. Não deverão ser utilizados produtos à base de cloro (hipoclorito, água sanitária). Evite deixar água parada sobre o produto, pois o cloro presente na água pode acabar manchando a pintura.
Apesar de serem escovadas, essas peças também precisam que a limpeza seja feita utilizando um pano macio como uma flanela. Esponjas ásperas ou esponjas de aço não são recomendadas pois danificam a superfície.
Apenas água e sabão neutro já são necessários para a limpeza. É importante não deixar água acumulada em cima das peças. No caso de uma sujeira mais persistente. Eventualmente poderá ser realizada a aplicação de cera automotiva a base de silicone para proteger o metal, evitando que a água acumule.
Para a limpeza destes metais, não utilize materiais inadequados, como escovas afiadas, esponjas ásperas, esfregões ou detergente corrosivo. Não recomendamos a utilização de detergente vendido no mercado, pois sua fórmula muda com frequência.
Limpe o produto com um pano de algodão molhado com água e sabão neutro, em seguida, enxágue e seque com um pano de algodão macio.
Os metais são extremamente suscetíveis à maresia. Uma dica para evitar ou combater a oxidação nessas situações é lubrificar as peças regularmente. Recomenda-se revestir sua superfície com uma fina camada de cera automotiva neutra para proteger e retardar os efeitos da brisa marítima.
Para evitar esse processo de oxidação, também é necessário seguir a rotina de cuidados já indicada. Porém, se as peças já possuem pontos brancos ou marrons de oxidação, é indicado limpar metais oxidados com polidor de metais.
O que é bom para limpar metal? Existem diversas indicações de produtos a serem utilizados na limpeza das peças, mas aqui iremos sugerir apenas três que sabemos que são extremamente eficientes.
Para marcas d’água, sugerimos o uso do polidor de metais Silvo, porém, este produto não é indicado para um uso recorrente, pois o uso contínuo poderá remover o acabamento. (Esfregue a peça com movimentos circulares utilizando uma flanela macia, enxague com água e seque com o pano de microfibra).
Nossos especialistas utilizam e indicam o Álcool Isopropílico, que também auxilia na limpeza das peças. Uma das principais características desse álcool, ao contrário do metanol e do etanol, é que ele pode ser removido sem solução aquosa.
Eventualmente poderá ser realizada a aplicação de cera automotiva a base de silicone para proteger o metal, evitando que a água acumule na peça impedindo a oxidação da mesma.
É claro que a qualidade dos metais que você adquirir interfere completamente na durabilidade do produto, os Metais Doka são fabricados com materiais de alta resistência. Produzidos em liga de cobre com acabamentos de última geração, o que permite a garantia de 10 anos.
Nossas coleções permitem a criação de ambientes únicos através de cores e acabamentos metálicos diferenciados que, além do conforto produzido pela ergonomia e funcionalidade das peças, estimulam sensações positivas, com beleza e qualidade. Nossa linha de acessórios foi ampliada e traz modelos de toalheiros, papeleiras, prateleiras, duchas, sifões, válvulas e entre outros.
Nosso Catálogo Digital possui todas as nossas coleções de metais disponíveis. Conheça cada uma delas e escolha os metais que mais se adequam ao seu espaço de banho. Ou se preferir, clique no banner abaixo e saiba onde comprar as nossas peças.